segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Colégio Estadual Professor José dos Reis Mendes


Projeto

Saúde e Prevenção nas Escolas


Professora: Zilma Barbosa de Oliveira

Trindade 2009

2- Justificativa

O presente projeto de saúde e prevenção nas escolas, vem de encontro às necessidades da comunidade escolar na qual está inserido o Colégio Estadual Professor José dos Reis Mendes, bairro periférico do município de Trindade, onde os adolescentes e jovens, tem pouco acesso a informação, a espaço de cultura e laser.
Neste contexto somente a escola local oferece a oportunidade de acesso a informática e ao uso de uma mine-biblioteca.
Assim sendo os estudantes da região, ficam quando não informados, a mercê das influências negativas do meio.
Diante disto fica evidente a necessidade do projeto saúde e prevenção, voltado para a promoção da cidadania saudável a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação à gravidez na adolescência, ao uso indevido de drogas e de outros conflitos.
Adolescentes e jovens precisam fortalecer seus valores humanos de convivência dentro da sociedade e esse projeto representará força harmoniosa em suas famílias, na escola e interação pessoal como ser humano.

3- Objetivos

3.1- Objetivo geral

O objetivo central do projeto saúde e prevenção na escola visam estabelecer uma educação continuada promovendo o desenvolvimento de ações articuladas no âmbito da escola buscando reduzir a vulnerabilidade de jovens a doenças sexualmente transmissíveis, a infecção pelo HIV e a gravidez não planejada.

3.2 – Objetivos específicos:

· Promover a saúde integral do adolescente e,como conseqüência, a melhoria na qualidade de vida;
· Esclarecer sobre as relações e gêneros;
· Desenvolver idéias de ação integrada na escola;
· Formação de consciência crítica de forma interdisciplinar;
· Reduzir a vulnerabilidade dos jovens e adolescentes às DSTs, à infecção pelo HIV e reduzir os índices de evasão escolar causada pela gravidez na adolescência.


4- Conteúdos


A busca de novos caminhos para prevenir DST/aids
Relações de gênero
A sexualidade na vida humana
Saúde sexual e saúde reprodutiva
Doenças sexualmente transmissíveis a aids
Planejamento de uma ação local integrada

Mitos ou realidade
Acordos para o trabalho em grupo
O corpo tem alguém como recheio
Identidade e estima
Qual educação para qual saúde?
Risco ou vulnerabilidade
Avaliação da unidade
Identificando estereótipos
A construção social dos gêneros
Planejando atividades para o trabalho em grupos
Avaliação da unidade
Revisitando a adolescência
A orientação sexual do desejo
Homossexualidade na escola
Violência e abuso sexual
A sexualidade na vida das pessoas com deficiências
Planejando atividade em grupos
Anatomia e fisiologia dos órgãos sexuais
Métodos contraceptivos
Direitos sexuais e direitos reprodutivos
Gravidez na adolescência
Sexualidade em tempos de aids
Outras doenças sexualmente transmissíveis ( além da aids)
Aids e direitos
Drogas psicoativas
Discriminação e solidariedade
Escola/serviço de saúde/família: a quem cabe a responsabilidade pela
educação em sexualidade
Articulação saúde-educação
Ação no território intersetorialidade




5 – Metodologia

A metodologia proposta nesse projeto apóia-se fundamentalmente em estratégias de motivação através de aulas diferenciadas, seminários, oficinas, teatro e encontros criativos envolvendo os temas abordados durante o desenvolvimento do projeto.
Propõe-se nas oficinas a formação de subgrupos para a realização das atividades, estabelecendo critérios junto aos mesmos para evitar a formação das famosas “panelinhas”.
Na maior parte das oficinas propostas inclui-se a leitura de textos de apoio, bem como a elaboração prévia de um glossário de termos e expressões dos textos de estudo.
A dramatização e dinâmicas variadas poderão ser utilizadas, adequadamente, durante algumas oficinas, incentivando a participação e a expressão de cada participante de forma respeitosa.
Os alunos usarão das novas tecnologias a fim de pesquisar conteúdos que envolvam saúde, sexualidade e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e outros.
Serão convidados palestrantes profissionais que trarão informações sobre os temas abordados.
Serão apresentados vídeos com diversos temas para esclarecimento do assunto saúde e prevenção na escola promovendo discussões que geram oportunidades para a construção coletiva de novos conhecimentos a partir das experiências prévias e da interação do grupo. Em muitas situações a capacidade de formular novas perguntas poderá ser aprendizagem mais relevante do processo.
Será criado no pequeno pátio coberto o cantinho da saúde e prevenção, acessível à comunidade local, onde serão expostos os materiais de consulta, bem como os trabalhos realizados pelos alunos.
Será proposta a elaboração de um portfólio tanto pelos alunos como pelo professor.




6 – Cronograma de atividades

Março:

· Conversa informal de interação com a turma;
· Mostrar vídeos sobre saúde e prevenção;
· Aulas sobre mitos e realidades, dando ao aluno oportunidades de questionar valores predominantes na sociedade;
· Confeccionar cartazes com frases que envolvam mitos e realidades;
· Exposição dos trabalhos para outros alunos no pátio da escola;

Abril:

· Conhecer seu corpo, aula com fotos do corpo humano e suas funções;
· Aula com texto sobre identidade e auto-estima;
· Conhecer em vídeos qual saúde está estudando e os riscos em DSTs;
· Avaliação e apreciação dos trabalhos;

Maio:

· Aula sobre estereótipos, debates e reflexão sobre o comportamento masculino e feminino;
· Aula sobre construção social dos gêneros;
· Atividades em grupos;
· Avaliação através dos trabalhos em grupos

Junho:

· Vídeo “O milagre da Vida” uma volta à adolescência;
· Aula de orientação sexual com apoio de um enfermeiro;
· Palestras sobre os direitos humanos e homossexualismo, violência e abuso sexual;
· Aulas sobre sexualidade e portador de deficiência;
· Avaliação através de seminários dos alunos envolvidos no projeto

Agosto:

· Visita a laboratório de anatomia e fisiologia da faculdade União de Goiazes Faculdade de Trindade;

· Aula com estudo dos órgãos sexuais femininos e masculinos através de fotos;
· Métodos contraceptivos palestra (bióloga convidada);
· Debates sobre direito sexuais, reprodutivos e gravidez na adolescência;
· Trabalho em grupo avaliativo

Setembro:

· Aula sobre doenças sexualmente transmissíveis;
· Palestras sobre outras doenças além da aids;
· A importância dos cuidados com a saúde sexual, aula expositiva;
· Oficina de pesquisa no laboratório de informática;
· Avaliação através de apresentação dos seminários em grupo

Outubro:

· Aula sobre DSTs e direitos humanos;
· Pesquisas sobre drogas psicoativas;
· Debates sobre os danos do uso de drogas e vídeo no conteúdo;
· Documentário demonstrativo envolvendo a discriminação e a solidariedade;
· Trabalhos em grupo e avaliação

Novembro:

· Apresentação dos vídeos feitos pelos alunos sobre drogas no pátio;
· Visitar o laboratório de analise clínica e demonstração de algumas substâncias (laboratório de Trindade);
· Aula sobre a importância da solidariedade com o uso de texto dramatizado envolvendo o conteúdo;
· Avaliação com apresentação dos grupos chamados solidários

Dezembro:

· Palestras sobre DSTs com os pais dos alunos (convidar médico comunitário);
· Conversa com os alunos sobre questões sociais e de saúde;
· Aula sobre direitos da criança e do adolescente com a presença de representantes do conselho tutelar;
· Encerramento dos trabalhos e demonstração de cartazes, painéis e vídeos no pátio da escola.
7 – Quadro de horário das disciplinas moduladas

Série
Disciplinas
7º “A”
Ciências
8º “A”
Ciências
8º “B”
Ciências
9º “A”
Ciências
9º “B”
Ciências
1º Ano “A”
Biologia


7.1 Quadro de horário de desenvolvimento do projeto

Vespertino

Aulas
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta

7º “A”
9º “B”
9º “C”
8º “A”


8º “A”
9º “A”
9º “B”
8º “B”


8º “B”
1º “A”
7º “A”
Planejamento


9º “A”
9º “C”
1º “A”
Planejamento


Planejamento
Planejamento
Planejamento
Planejamento


8- Quadro de número de vagas

Turma
Turno
Vagas
7º “A”
Matutino: 36
8º “A”
Matutino: 34
8º “B”
Matutino: 36
9º “A”
Matutino: 32
9º “B”
Matutino: 34
9º “C”
Matutino: 24
1º “A”
Matutino: 25
Total de alunos: 221


11 – Referências Bibliográficas

ASSUNÇÃO FILHO, Moacir Assis. Ciências Humanas
São Paulo, 2001.
LAKATOS. E.M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia
Científica. 5ª ed. SP.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em saúde. Brasília 2008.
Revista Nova Escola
Programa de Ações Educativas Integradoras/2009.



10- Avaliação

Trata-se de um processo contínuo, facilitador, conduzindo o educando a ampliar seus conhecimentos e abre-se oportunidades para a promoção coletiva de aprimoramento daquilo que foi ensinado no cotidiano.
Apresentação dos trabalhos
Álbum vulnerabilidade dos profissionais da saúde e educação
Pesquisa no laboratório de informática discutida em seminário;
Participação nas palestras e debates;
Envolvimento nas atividades propostas;
Trabalho construtivo com os conteúdos estudados.
Oficinas de criação e produção de vídeos.



9- Recursos Materiais

· Transparências
· Retro-projetor
· Data Show
· CDs
· DVDs
· Epsicópio
· Cartolina, pincel, chamex, lápis de cor, tinta guache.
· Papel pardo
· E V A
· Cola gliter
· Envelope para portfólio
· Computador
· Câmara digital
· Filmadora
· Biblioteca
· Tesoura, TNT, papel celofane e camurça.

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